28/03/16

28/03/16

Jakob, O mentiroso - Jurek Becker

| |
Considerado uma das obras primas do Holocausto mundialmente conhecida do escritor Jureck Becker, o livro trata da vida e morte nos guetos, mostrando a rotina desses habitantes que eram obrigados a seguir uma série de regramentos que iam desde a utilização de estrelas amarelas no peito, trabalhos forçados, humilhações até toques de recolher. O protagonista aparece no cenário para reafirmar o efeito da esperança nas pessoas permitindo que continuem suas vidas, mesmo quando instalado o caos.

Quem narra a história é um judeu sobrevivente que habitava o gueto nos confins da Polônia ocupada pelos nazistas, contando o enredo da forma exatamente como aconteceu e revelando toda a verdade sobre Jackob Heym, homem que se tornou um herói por acaso e de uma forma bem inusitada. O que fez ele, afinal?

Ele suscitou uma reviravolta surpreendente no gueto em meio a teias de eventos, combatendo os fantasmas da deportação, cadeias de suicídios e sofrimentos, em nuances encantadoras e com uma boa dose de humor que faz o sorriso do leitor aflorar diante das situações que embora se classifiquem como humilhantes, a forma como estas são encaradas faz reacender a esperança de dias melhores, ainda quando escassos.

Foi a partir de um fato incomum que Jakob altera todo o rumo de uma população do gueto espalhando esperança: certa noite quando voltava para casa, foi surpreendido por um soldado alemão e conduzido ao quartel por estar na rua depois do toque de recolher. Dentro do quartel percebera que tudo não passava de uma brincadeira de mau gosto. Acontece que acidentalmente ele escuta no rádio que as tropas russas venceram a batalha de Bezanika, quinhentos quilômetros do território e avançam. Ansioso logo fica para contar a novidade a alguém. 

O escolhido é um dos seus amigos de nome Mischa, só que este não lhe dá muito crédito na história por sair ileso de um quartel general alemão, então Jakob animado por compartilhar a verdade com alguém, menti afirmando possuir um aparelho de rádio, no qual recebe notícias clandestinas. 
A partir daí a mentira foge do controle e as notícias se espalham com euforia para todo o gueto transformando a vida de todos. O problema é que não existe o rádio e o protagonista se ver envolvido em situações que levam a ele continuar mentindo para manter a reputação e preservar a esperança das pessoas. E essas mentiras são sem brilho, diante do seu vocabulário escasso, mas que são esperadas com muita expectativa pelos habitantes.

Escrito originariamente para ser um filme, depois foi transformado em novela, para quem gostou da história vale a pena conferir no remake dessa película feita em 1998 - Um sinal de Esperança, com Robin Willians, no papel de protagonista. O livro deixa o leitor emocionado e bastante otimista diante dos desafios da vida, mostrando que é possível se divertir mesmo em situações em que banalidade do mal fala mais alto.  RECOMENDO!


Sem comentários:

Enviar um comentário