28/04/17

28/04/17

O amor nos tempos de #likes - Pam Gonçalves e outros

| |
Sabe quando você não conhece muito bem a sinopse de um livro, mas resolve comprá-lo pelos inúmeros comentários bons que ouviu sobre ele? Pois é, este é um desses exemplares que comprei meio que ás cegas e tristemente confesso que tal efeito positivo não funcionou, e nem agradou sequer um pouquinho.

No ato da compra e pelo que tinha escutado achei que estava adquirindo um romance com ideia de releitura dos clássicos de histórias de amor que fizeram muito sucesso, como Romeu e Julieta de Shakespeare, só que inseridos dentro do contexto da atualidade e da era digital, mas o que encontrei me decepcionou bastante e terminei a leitura meio que por obrigação, afinal, um verdadeiro marujo não abandona seu navio em plena tempestade.

Acredito que não deva se classificar numa releitura, não identifiquei nenhuma semelhança com os clássicos Orgulho e Preconceito, Dom Casmurro e Romeu Julieta, apenas algumas referências aos próprios dentro das citações, além de características bem distantes desses personagens nos protagonistas, mas nada de muito significativo.

Para quem ainda não conhece esse livro, ele é dividido em três contos (Próximo destino; (Re)começos e 337 Km), escritos de forma colaborativa por youtubers famosos que são: Pam Gonçalves, Bel Rodrigues, Hugo Francini e Pedro Pereira, não me matem, mas confesso que não conhecia nenhum deles nem seus respectivos canais.

A obra foi lançada no dia dos namorados e aborda sobre o amor em plena era digital, período em que o contato visual se tornou bastante escasso e ainda assim de modo surpreendente pode ser bastante arrebatador. Embora seja uma leitura rápida a ideia não funcionou comigo e não fiquei envolvida com a narrativa.

Não vou me reportar a cada um dos contos especificadamente, porque nosso objetivo é que vocês tirem suas próprias conclusões, mas nos referidos trabalhos assuntos polêmicos são retratados, desde a rotina dos youtubers e sua efêmera e grandiosa fama, dos preconceitos que enfrentam e de que como cada um tem que lidar com a opinião dos seus seguidores; sobre o redescobrimento do amor e o medo de não se relacionar, por conta de relacionamentos antigos desastrosos; e, por fim, sobre as dificuldades que relacionamentos gays encontram até hoje.

As três histórias acabam se entrelaçando de forma bem sutil, os autores utilizaram links/itens que nos remetiam as narrativas passadas. A diagramação do livro é boa e você pode escolher o modo de leitura que irá utilizar, se na ordem correta ou desordenadamente. 

Gostei da iniciativa que os autores tiveram de publicar suas histórias ou experiências de vida, quem sabe, mas não me identifiquei com o gênero e para mostrar que não sou preconceituosa desejo adquirir o exemplar da Pam Gonçalves - Boa Noite e dá mais uma chance.

Sem comentários:

Enviar um comentário