26/06/17

26/06/17

Vinte anos de Harry Potter, da escritora J.K Rowling

| |
Hoje completa vinte anos após o lançamento de A Pedra Filosofal, e o feitiço da saga ainda perdura e encantam as pessoas que ainda sentem seus efeitos. Pode-se dizer que num toque de mágica o trabalho surgiu na cabeça da escritora J.K Rowling e mudou o mercado editoral, o mundo do cinema e principalmente a índole de muitos leitores.

Segundo a matéria da Revista Mundo Estranho educadores, professores e psicólogos confirmam que quem ler a saga de Hogwarts vira outra pessoa, além de despertar o interesse pela leitura, fidelizando um novo público. Mesmo após o final da saga Harry Potter a procura por seus produtos e obras similares não tem diminuído.

Com toda certeza com esse trabalho aprendemos o verdadeiro valor da amizade, que ninguém cresce sozinho, a respeitar as diferenças e expandiu muito o gosto dos leitores jovens adultos ao gênero  clássicos da fantasia, como o Senhor dos Anéis, A bússola de ouro e as Crônicas de Nárnia.

Enormes são as cifras arrecadadas através dos livros, bilheterias de cinema, produtos relacionados, que virou de cabeça para baixo a vida da escritora. De desempregada a multimilionária, J.K Rowling ensina a receita do sucesso que é nunca desistir do sonhos, insistir até conseguir o que se quer. 

Seu primeiro livro, concebido numa viagem de trem de Manchester a King´s Cross (1990), foi rejeitado por várias editoras, até que ela encontrou um agente que acreditou no potencial do trabalho e o ofereceu a Bloomsbury, que lançou a edição em 1997.

Além de muito talentosa nossa escritora é ainda muito sensível as causas sociais, apoiando inúmeras delas como a xenofobia, o casamento homossexual, combatendo o machismo e muitas outras. Sua participação a elas não se restringe apenas em formar opiniões e definir posições, a autora por causa das doações em dinheiro que faz, saiu da lista dos bilionários das Forbes. Um caso bem famoso é a doação de todos os royalties de Os Contos de Beedle, o Bardo, para a fundação Lumos que dá suporte a crianças carentes e visa reduzir a mortalidade infantil.

Outra muito engajada em causas sociais também é a Emma Watson, o mais importante deles é igualdade entre os gêneros, sem contar no projeto literário que ela criou em 2016, Our Shared Self - com tradução "nossa estante compartilhada", uma modalidade de clube de leitura online. De um currículo invejável, atriz, modelo, graduada em literatura, embaixadora da Boa Vontade da Agência ONU Mulheres, o que leva a crer que ela andou usando o vira-tempo!

A narrativa conta história de um jovem bruxo que juntamente com seus amigos Ronny Weasley e Hermione Granger entra para Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, coordenada pelo diretor Alvo Dumbledore. Muito famoso por sua marca Harry Potter, combate nestes sete livros um inimigo muito poderoso, bruxo poderoso Voldemort que busca a imortalidade e assassinou os pais dele.

Estúdios, peças de teatro, circuitos e parques temáticos transformam a magia em realidade para quem muito fraco na imaginação e para quem a tem, engradece os olhos e alimentam a alma. Nem precisa dizer que sou fã, né?

O Blog já dispõe de algumas resenhas dos livros, acompanhe por aqui e também faça parte desta história:


Sem comentários:

Enviar um comentário