25/07/18

25/07/18

A livraria 24h do Mr. Penumbra - Robin Sloan

| |


Mais um livro da #fantastona2018 que eu tinha muita vontade de ler mas ficava sempre adiando e sinto informar que apenas depois que terminar que lê-lo, descobri que talvez não se trate de um livro de fantasia, juro a vocês que a estrelinha aqui julgou o gênero devido a sinopse e até a última página realmente esperei que algo constatasse meu julgamento, contudo, nada veio ao meu favor e agora o nem sei como o classifico.

Em crise econômica, não tem um ser vivente que goste de ficar desempregado não é? Com Clay não é diferente, web designer recentemente "despachado" da empresa onde trabalhava, ele procura avidamente por qualquer emprego que supra suas necessidades e pague suas contas, até que encontra um não muito comum na moderna São Francisco: atendente noturno de uma livraria 24 horas, com algumas exigências mais incomuns ainda.

A livraria 24 horas do Mr. Penumbra é bastante peculiar assim como o velho senhor que carrega seu nome, com pouquíssimos livros considerados "interessantes e compráveis" dispostos em poucas estantes na frente da loja, e com um enorme acervo bem diferente que cobre praticamente toda a livraria, e proibido a leitura pelos atendentes. Não bastava todo o cenário surpreendente, os clientes não ficam nem um passo atrás, a maioria velhos como o Mr. Penumbra, possuem um brilho estranho nos olhos a cada nova troca no Catalogo pré-histórico (nome dado por Clay ao acervo estranho).

Rodeado por pó e antiguidades, nosso protagonista se vê dividido entre o mundo moderno, códigos informacionais e o mistério que ronda aqueles livros tão venerados por Penumbra. Juntamente com um grupo de amigos bem plural, Clay passará de um simples atendente, a um pesquisador de códigos secretos que tenta desvendar o segredo da imortalidade, entender uma seita muito antiga e ajudar um livreiro apaixonado por palavras e ávido pela verdade escondida atrás dos tão codificados codex vitae.

Para ser sincera eu esperava um pouco mais da obra, não sei se criei expectativas demais, porém o livro não deixa de ser bom. Com uma trama que vai do divertido ao pequeno suspense, a leitura é bem leve e fácil de ser digerida, bem indicado para uma ressaca literária. Com bastante foco na ficção científica, cheia de exageros em termos científicos e computacionais que muitas vezes deixou a narrativa um pouco chata. Talvez se houvesse mais um tiquinho de fantasia o livro tomasse um rumo mais impressionante.

Sem comentários:

Enviar um comentário