26/01/16

26/01/16

A Crisálida - Heather Terrel

| |
A Crisálida de Heater Terrel é um livro que todo advogado deveria ler, limito ao campo da advocacia, pois esta autora traz um debate bastante interessante sobre seguir os padrões éticos e morais de sua formação como ser humano, responsável pelos seus atos, ou conseguir aquela tão almejada promoção, mesmo que ela não venha de uma maneira correta.

A história aborda sobre uma advogada, Mara Coyne (associada de uma grande firma de advogados), que é contratada por uma empresa que revendia obras de artes, para defender a posse justa e legal de um quadro, conhecido como A Crisálida, que está sendo contestada por Hilda Baum. O sucesso nesta ação poderá significar sua promoção e a permanência na condição de sócia na conceituada firma.

O tão competido quadro traz em sua moldura um amor proibido, onde posição social e religião embaça a pintura de dois corações apaixonados. A trajetória dele enlaça histórias da Segunda guerra mundial e relata neste interim os absurdos naquela época. O clímax se inicia quando Mara desconfia de possível irregularidade quanto à verdadeira posse do quadro e a injustiças cometidas no tribunal. Leia e descubra a decisão que essa advogada tomará e que mudará a vida de todos os envolvidos!

“Eu me recusaria a defender um cliente por questões morais, mesmo que o cliente tivesse uma base legal sólida para a posição que quisesse pleitear?” Seguidores estejam a vontade para responder essa pergunta!

O que achei mais interessante no livro é que a própria autora é uma advogada de Nova York e a partir da publicação do seu livro, o rumo dos casos de posse de obras saqueadas pelos nazistas na época do Holocausto, teve seu plano de fundo alterado, seja por precedentes novos, conferências realizadas e pela enxurrada de reclamantes que abriram mais e mais processos. Dois assuntos que me encantam: Direito e Holocausto em uma junção surpreendente! Muito boom!

1 comentário: