18/02/16

18/02/16

O silêncio dos Inocentes (Filme)

| |
O filme é uma adaptação do romance de Thomas Harris, lançado em 1991, que apresenta um dos maiores vilões dos gêneros de suspense: Dr. Hannibal Lecter, ex-psiquiatra -  homem mortal, repulsivo e contraditório -  condenado ao corredor da morte por sua particularidade ao canibalismo e interpretado pelo magnífico Anthony Hopkins.

Na trama, conta a história de uma promissora estudante da Agência do FBI, Clarice Starling, designada para descobrir a identidade de um serial killer, conhecido como Búfalo Bill, que rapta e assassina mulheres possuindo sempre os mesmos padrões: mulheres grandes e nuas, em estado avançado de decomposição, corte nos seios e nas costas e com pupa de uma espécie rara de mariposa na garganta. Para entender e traçar um perfil psicológico do procurado, ela tem que entrevistar o sagaz Dr. Hannibal Lecter, psicopata preso em um manicômio de segurança máxima. O problema é que ele exige uma troca de privilégios e de informações pessoais sobre o passado da agente para conter sua curiosidade doentia.

Búfalo Bill cobiça a pele das mulheres, porque é homossexual e tem problemas com sua aparência física. Sua última vítima é justamente a filha de uma senadora, a qual sequestra e chama atenção de toda a polícia para mobilizar sua captura. Clarice contará apenas com algumas pistas de Lecter para a descoberta do criminoso.

 A astuta personagem da agente terá que lidar com o machismo que circunda o mundo policial, o risco que a situação proporciona, e ainda terá que lidar com enfrentamentos psicológicos desenvolvidos por Hannibal, lutando contra seus próprios fantasmas.

Filme é ESPETACULAR e o mais aclamado pela versão cinematográfica, vencedor de 5 indicações do Oscar, que conduz o telespectador ao medo e ao mesmo tempo a admiração no personagem do Lecter pela inteligência e poder de manipulação que possui e da agente Clarice pelo elevado desempenho na carreira e da forma envolvente que consegue arrancar as melhores confissões desse psicopata. Durante todo o enredo ficamos amarguradas e incomodadas pela atmosfera sombria criada (iluminação, ângulos da câmera, sons e sensações) e nos sentimos intimamente ligada na investigação do caso, sem exageros nem superficialidade, produzindo momentos eletrizantes!

Um dos thrillers psicológicos mais importante do cinema que demonstra de forma assustadora a mente do psicopata e o silencioso mal que carregam.


Sem comentários:

Enviar um comentário