19/02/16

19/02/16

O Pequeno Príncipe - Antonie de Saint-Exupéry

| |

Difícil não se emocionar ou se encantar com esse livro não é mesmo?


“O Pequeno Príncipe” é um verdadeiro clássico da literatura universal e o terceiro livro mais traduzido no mundo, depois da Bíblia e do Alcorão, que se eterniza na história encantado adultos e crianças, para o desenvolvimento de um olhar crítico sobre o mundo em que vivemos.
 Com a doçura, a sinceridade e a ingenuidade que só as crianças têm esse livro foi escrito e ilustrado por Antoine de Saint- Exupéry, narrador e personagem da história que de forma enigmática e profunda consegue causar um descontentamento diante da dureza da vida e uma postura conservadora de alguns valores da infância.
A trama gira em torno das viagens e experiências do Pequeno Príncipe, que sai do seu planeta minúsculo em busca de novas descobertas até alcançar a Terra. Foi num deserto do Saara que o nosso narrador encontra o Principezinho que lhe pede para desenhar um carneiro.  Assustado com o pedido, o narrador que possuía suas experiências traumáticas com desenhos pelo fato de na infância os adultos não lhe darem credibilidade, é incentivado por encontrar uma pessoa que reconheça seu desenho como imagem real de seu propósito, desenvolvendo assim uma amizade.
O rapazinho vai narrando suas aventuras das viagens ao escritor, desvelando em seus olhos, a simplicidade da vida, a essência do amor e a pureza da alma. Ao deixar sua casa, sua rosa vaidosa e orgulhosa, á procura de um carneiro que consumisse os baobás de seu pequeno Planeta, ele encontra diversos personagens que simbolizam as inquietações do mundo adulto – um rei soberbo que acreditava que todos eram súditos, um geógrafo que desconhecia o próprio universo, um negociante que trabalhava sem parar, e na Terra, uma serpente que lhe prometia uma picada e, sobretudo uma raposa. Ah, essa sem dúvidas, é a mais importante!    
À medida que escuta a narrativa das viagens na galáxia, o autor vai despertando o valor para as coisas simples da vida, muito esquecido pela correria da vida adulta e suas obrigações, tornando-se os adultos em estranhos seres complexos de si mesmo. Refletida a principal lição na mensagem da raposa: Só se vê bem com o coração. O essencial é invisível aos olhos”.   
Com certeza é meu livro de cabeceira! Que a criança guardada em vosso coração e na vossa alma possa renascer preencher a vida de todos os que o cercam de significado e de muito o amor! Ah, este último é capaz de transformar a vida das pessoas!

Sem comentários:

Enviar um comentário