11/08/16

11/08/16

Harry Potter e a Câmara Secreta - J.K. Rowling

| |
Nem preciso apresentar vocês a Harry Potter, tendo em vista que já falei um pouquinho dele na resenha passada, sobre o seu primeiro livro e todos se lembram desse universo mágico de criaturas, bruxos e animais fantásticos. Tenho que confessar que esse segundo livro é um dos meus favoritos, não só pelo encantador Dobby, tendo um jeito todo atrapalhado, mas pela história em si.

Depois do seu primeiro ano letivo, de conhecer a sua história e combater com Voldemort, tudo que Harry mais quer é que as férias passem o mais depressa possível, pois a moradia com seus tios trouxas, os Dursleys, é a pior possível e embora seus amigos tenham se esquecido dele, Hogwarts é ainda seu lar! Entretanto, no final do verão ele recebe uma visita inusitada de um elfo doméstico, chamado Dobby, que tenta alertá-lo de não frequentar a Escola de Magia naquele ano, afirmando que coisas terríveis e perigosas estariam para acontecer.

Mesmo intrigado com o aviso e com coisas estranhas acontecendo, Harry decide voltar e é obrigado a suportar a arrogância do seu professor Lockhart, a paixonite aguda de Gina Wesley e os assédios de um fã e estudante lhe fotografando o tempo todo. Rotina normal para uma celebridade!

No entanto, algo obscuro se esconde quando ataques começam a surgir em Hogwarts e alunos, animais e até mesmo fantasmas aparecem petrificados, assustando a todos. Os resultados desses atentados estariam relacionados à lenda da Câmara Secreta que somente poderia ser aberta pelo herdeiro de Salazar Slytherin, fundador da casa Sonserina, embora todos afirmem que não passa de um mito. Mas quem seria esse? E a qual criatura maligna a história se refere?

Esse e outros mistérios são revelados à medida que a autora passa a desenvolver novos artífices do mundo mágico (novos feitiços, novas poções, varinhas quebradas, carros voadores) e ainda expõe cada personagem de maneira brilhante e complexa, sendo eles amáveis ou não, como Lucio Malfoy e Ginna Weasley. Essa aventura tem uma atmosfera mais séria e sombria mostrando um nítido amadurecimento dos personagens.

Ainda me surpreendo quanto às adaptações tem sido muito fiel aos livros, leio as páginas imaginando cada cena dos filmes, revivendo a emoção de conhecer esse mundo, que vai muito além da magia, trazendo profundas reflexões sobre amor, amizade, escolha e condição financeira.

É tudo fantástico! Essa saga deve ser vista muito mais que um livro, mas como uma viagem devendo ser vivida, sonhada e lida.

Próximo trem saindo da plataforma 9 ¾, embarque nele junto comigo.


Confira o primeiro volume da saga:

Sem comentários:

Enviar um comentário