04/11/16

04/11/16

Vocação para o Mal - Robert Galbraith

| |

Depois do sucesso pela inovação no gênero de romance policial através dos livros “O Chamado do Cuco” e o mais aclamado “O Bicho da Seda”, Robert Galbraith, ou para os íntimos J.K Rowling, lança o terceiro livro da série “Vocação para o Mal”, que chegou às livrarias do Brasil no dia 18 de Abril pela Editora Rocco. Como as investigações de cada livro são pontuais, não precisa necessariamente ser lidos na ordem, mas recomendo ler por conta do amadurecimento e desenvolvimento dos personagens. A resenha dos outros volumes você encontra facilmente aqui no blog pelo link abaixo.

Típico livro de detetive, temos um mistério que precisava ser solucionado, com um enredo muito interessante: começamos a história pelo ponto de vista do assassino, que assemelha e muito com uma releitura de Jack Estripador do séc. XXI, e possui como alvo principal Robin, ou como ele prefere chamar: A Secretária, derivado por um sentimento de vingança que nutre contra Strike. 

De forma bem mais complexa e após a fama obtida nos dois casos de homicídios, o passado do detetive retoma ao presente, agora de forma mais sombria e com ele os sentimentos, lembranças dolorosas e inimigos por ora esquecidos, através de crimes embalados nas letras das músicas da Banda Blue Öyster Cult.   

Desta vez, passamos a conhecer com profundidade psicológica os personagens, principalmente a história de Robin e Comoram Strike, que nos outros exemplares foram tratados superficialmente, mas não há dúvidas que ainda há muito para ser explorado.  Neste trabalho os limites da relação deles encontram-se embaçados, um não sabe o que é para o outroAh, como shippo esse casal, eles não têm noção. Cada momento que passa, percebemos o quanto um foi feito para o outro, mas ambos preferem repelir seus desejos em prol da profissão e no fundo vivem relacionamentos conflituosos e fadados ao fracasso. 


A escritora vem surpreendendo muito com uma grande evolução no desenvolvimento do seu trabalho ao caprichar nas cenas de crueldade á sangue frio derivados de crimes tão medonhos (estupro, pedofilia, relações abusivas e um perturbador distúrbio psicológico), incorporando tudo isso a nossa realidade contemporânea, relatando acontecimentos “meio recentes”, como o casamento real de Kate Midleton e o Príncipe Willian. 

A trama é tão bem desenvolvida que chega a certo ponto que é complicado tentar prever o possível assassino, até o momento que descubro, depois de ter suspeitado de todos, rs. Mais uma vez terminei minha leitura com vontade de ter todos os outros. Siiim, ao que tudo indica, serão cinco volumes, mas até agora só temos três. Rezando para publicar os outros e tê-los em mãos!

Link de Acesso:

Sem comentários:

Enviar um comentário