24/01/18

24/01/18

Entrevista com Aleiton Fonseca

| |

Em relação ao livro O desterro dos mortos, é recorrente que o tema da obra é a morte, gostaria de saber o que , tanto a física quanto a espiritual, significa para você em sua vida?
É. Neste livro, O desterro dos mortos de fato quase todas as histórias envolvem a perda, a perda de um ente querido, a perda de um parente ou a perda de uma referência afetiva. E as vezes as pessoas dizem: “você escreveu um livro sobre a morte, outros dizem “Não, o livro é sobre a vida!”. Porque a morte aparece não como uma tragédia, mas como uma experiência, uma experiência sobretudo para os que ficam, os que perdem, porque eles podem refletir sobre sua a relação com o falecido ou a falecida, podem refletir sobre sua trajetória, seus valores, suas atitudes, e muitas vezes nesse momento de reflexão, os personagens passam para nós, leitores, uma experiência que serve para nossa vida, para nossa própria reflexão. Então é um livro que fala de morte, mas que está focado mesmo é na vida.

Eu percebi que no conto O pescador, o senhor usa muito da metalinguagem, mais que nos outros, então eu queria saber se esse conto realmente se passou na sua vida pessoal?
Então, esse conto tem alguns elementos da minha própria vida, mas não é uma cópia fiel, não e um relato de algo que eu realmente vivi, mas tem algo da vida e tem a parte da imaginação, a parte da criação. Porque veja como é curioso, eu me motivei a escrever esse conto exatamente por causa da foto. A foto é real, a foto existiu, e em cima daquela foto eu comecei a imaginar uma história, e inventei a história, mas depois eu vi que tinha muitos elementos reais da minha vida, então ai é o mistério da literatura, em que a realidade é transformada pela imaginação e com isso se torna uma literatura, se torna um conto, uma narrativa, simbólica, cheia de metáforas, e ali também, eu quis refletir para deixar claro para o leitor que se trata mesmo de um conto, tanto que no final fica muito claro olha, “esse conto não existiu” “eu não entrei na canoa, mas imaginei tudo isso”, e poderia ser, porque a literatura tem uma verossimilhança, a literatura ela não é de verdade porque é ficção, mas ela é verdadeira porque ela é atitudes, valores e reflexão.

É perceptível nos contos. A figura do pai e do avô, e afigura da mãe e da avó é mais difícil de ver, tem algum motivo especial?
Acredito que não exatamente um motivo para aparecer mais o pai, porque se perceber bem aparece mais a falta do pai, a mãe é muito presente, veja que no primeiro conto, O sorriso da estrela, não há a figura do pai e é a mãe que é o elo entre aqueles dois irmãos e também há aquele conto em que tem a busca do pai, é a mãe que diz “você não tem pai”, e ele vai passar até a sua adolescência sem conhecer este pai e no final ele só vai conhecer quem era seu pai quando ele está maduro para superar aquela perda simbólica que foi ter vivido até a maioridade sem ter um pai, então o pai, a mãe, o avô que é uma figura forte também na aprendizagem do neto, ou o primo mais velhos que ensina a reconhecer os traços da natureza, então sempre há uma figura de alguém experiente que passa o conhecimento, que passa uma reflexão para o narrador mais jovem que precisa se autoconhecer!

O que significa hoje, ser um escritor, sabendo que suas opiniões, seus sentimentos e seu modo de vera vida pode influenciar a vida de outras pessoas?
O escritor é um produtor cultural, os seus livros, lidos pelas pessoas podem influenciar na interpretação de fatos da vida, opiniões, nas atitudes e também na reflexão sobre ela, e sobre a realidade, de maneira que esta é uma responsabilidade que o escritor deve estar consciente, ao escrever ele está dando opiniões e contribuindo para as pessoas desenvolverem um senso crítico, o gosto pela leitura. É também uma forma de aprendizagem, ao ler as pessoas aprendem, sobretudo os alunos, e essa é uma missão social que o autor assume e ele deve estar consciente da importância desta.

É perceptível na sociedade brasileira, a rejeição dos jovens para com os livros, atualmente é muito fácil ver uma pessoa com usando as redes sociais e pouquíssimas com um livro ou e-book na mão, então qual a sua opinião sobre esse fato e o que poderia mudar esse padrão no jovem brasileiro?
De fato, nós vivemos numa época muito midiática, e as mídias são muitas, e essas tem um apelo dirigido principalmente aos jovens, e esses naturalmente vão encontrar facilidades nos audiovisuais, nas telas iluminadas e coloridas, cabe a própria família, aos pais e escolas não rejeitar os modos joviais, pois eles são pessoas desse tempo das mídias, mas conscientizá-los de que a leitura é imprescindível para a sua formação e que ela não deve ser desprezada, a falta do convívio com os livros pode influenciar na qualidade de suas decisões e escolhas na vida, pois quem lê, aprende melhor a língua, ao raciocínio, a lidar com as situações, a tomar decisões, porque ele se instrumentaliza com um melhor vocabulário e um melhor nível de reflexão, se tornando uma pessoa mais preparada para os desafios que a vida apresentar, sem a leitura ela irá ficar para trás, sem poder de reação para exercer as melhores atitudes e isso pode complicar no seu comportamento social e na sua qualidade de vida.

Você como membro da Academia de Letras Baiana, pode me dizer qual é o papel dela na sociedade?
A Academia de Letras tem um papel social e cultural muito importante, ela congrega através de eleições 40 membros que são pessoas destacadas na cultura, não apenas na literatura, mas nas artes, e nas outras áreas de conhecimento, historiadores, antropólogos, professores universitários, políticos, jornalistas, pessoas do teatro e da música, que sempre estão promovendo debates, discussões, mesas redondas, cursos, para que as pessoas que gostam de aprender coisas novas possam ir lá, conviver com as comemorações da Academia, ouvir palestras e conferencias , sendo assim uma forma de movimentar e valorizar a cultura e de promover ações culturais capazes de contribuir para que as pessoas se interessem pelas coisas da Bahia, pelos grandes temas, pelos nossos autores. Então, a Academia está sempre aberta e sempre funcionando durante toda a semana com uma programação de atividades muito interessantes

Sem comentários:

Enviar um comentário