05/01/18

05/01/18

História do Futuro - Os Horizontes do Brasil no século XXI, de Míriam Leitão

| |
O futuro é algo perturbador, principalmente quando o projeto dele depende tanto da iniciativa do presente quanto da compreensão do passado. A leitura desta obra foi bastante desafiadora para mim,  no tocante as minhas paranoias, devido a intensidade em que vivo fazendo conjecturas do que virá e como pode ser.

O conhecimento deste exemplar, derivou-se de uma entrevista assistida de um dos ministros do Supremo tão querido e amado por mim Luís Roberto Barroso no programa de Pedro Bial, outro querido.

Míriam Leitão dispensa qualquer comentário ou apresentação diante de sua fama e talento e com esse livro através de muita pesquisa, entrevistas, análise de dados tece a respeito da "História do Futuro", retratando os horizontes que nosso Brasil irá enfrentar em diversas áreas e quais os possíveis resultados que poderá alcançar.

Relata sobre o clima, economia, saúde, demografia, política nacional com bases sólidas, constituindo um excelente instrumento para quem gosta de entender e decifrar os caminhos incertos das próximas décadas.

Tanto os problemas quanto as soluções no Brasil são emergentes. É preciso chegar ao desmatamento zero e conservar a imensa biodiversidade existente; investir mais em educação de qualidade e aproveitar mais a mão de obra porque o crescimento demográfico está afunilando e logo seremos um país de velhos que terão mais disposição física e mudarão os rumos da história; os índices de pobreza e da miséria diminuíram, mas ainda é falacioso dizer que surgiu uma nova classe média.

Esses são alguns detalhes assim como outros tantos elaborados com bastante cuidado e estudo, não me atentarei a todos porque o livro se encontra disponível e acessível para quem tiver um pouco de interesse de mapear o futuro.

Acredito que todo profissional que se preze deveria ter acesso a essas informações para ver de que forma é possível colaborar no presente para proporcionar um futuro melhor aos nossos filhos e netos, e porque não dizer nós mesmos, já que a expectativa de vida tem aumentado.

Sem dúvidas, uma leitura bastante construtiva e interessante que apresenta grandes possibilidades do que podemos ser. Alguns dados chegam a assustar, mas o melhor é que o futuro pode ser bom se começarmos a tomar as decisões certas hoje! 

Sem comentários:

Enviar um comentário