11/12/18

11/12/18

A Bela e a Fera - Coleção Zahar

| |
Impossível falar sobre contos de fadas e não se lembrar da doce infância, da suave voz contando tais histórias e da tão inesquecível imaginação que nos carregavam para lugares incríveis e nos tornava princesas, ou para quem tinha um desejo peculiar, em bruxas, por que não?

Confesso que meu conto favorito é o da Branca de Neve, mas Bela sempre teve um espaço especial em meu coração, por todas as suas características e pela grande mulher que conhecia dos livros da Disney.

Até então, nunca havia lido a versão original desta história, quando finalmente me deparei com a edição de luxo da Coleção Clássicos da Zahar. E para quem gosta de colecionar livros de capa dura e sonhar, essa foi uma oportunidade incrível.

Numa linguagem rebuscada, essa obra nos apresenta duas variantes deste conto, a primeira por Madame Villeneuve que narra a primeira e original história da “Bela e a Fera” de forma descritiva e extensa, sendo considerada puramente um romance.  A segunda por Madame Beaumont, mais singela e direta, numa versão mais clássica.


O livro ainda traz uma novidade de como teria originado a ideia desse conto, através de um caso verídico de Pedro Gonzalez que apresentava uma doença chamada "Síndrome do Lobisomem”, o que ocasionava um crescimento anormal de pelos em todo o corpo, com exceção das palmas das mãos e dos pés.

Os dois contos são semelhantes com exceções de alguns detalhes, mas sem dúvida o da Disney supera todos eles, mas ambos são muito bons, com um conteúdo muito rico e detalhes sequer imagino por nós.

Sem comentários:

Enviar um comentário