05/09/19

05/09/19

Crer ou não crer - Leandro Karnal e Pe. Fábio de Melo

| |

Esse é um tipo de livro em que a releitura se torna obrigatória pela densidade reflexões do conteúdo debatido.

Não gosto de comprar livros religiosos, mas confesso que fiquei bastante intrigada quando conheci esse exemplar através do programa Saia Justa e vi que reunia dois assuntos bem opostos: Karnal versus Fábio de Melo; religião versus ateísmo.

A obra é desenvolvida através de entrevista e no desenvolvimento dela, conhecemos a história de cada um deles, da infância pobre do Fábio de Melo a vida de seminarista de Leandro Karnal, bem como os universos distintos que o aproximam e/ou distanciam de Deus!

O título “Crer ou não Crer” é um trocadilho da peça de Hamlet, de Shakespeare, que aborda tema sobre a importância da crença na vida das pessoas!

Num profundo e respeitoso debate sobre a vida e morte, filosofia e religião, fé e providência divina, é até possível que o leitor confunda as crenças de cada um deles. Padre Fábio propõe uma fé humanizada, a que Jesus pregava, desacreditando nos símbolos e até propõe de forma singela uma reestruturação do ser católico para ser cristão. Enquanto Karnal demonstra um profundo conhecimento na vida religiosa e na capacidade da religião transformar as pessoas.

As questões que guiaram esta obra a fizeram enriquecedora, seu ponto alto é o fato que nenhum deles, desacredita ou interfere na crença do outro, mas ambos creem que o caminho da humanidade é resgatar a confiança no humano e que somente caráter honestidade e sinceridade de nossas escolhas diárias é que pode melhorar o mundo!

Encerro essa resenha da mesma forma que Fábio de Melo: “Padre Fabio: Nunca é muito repetir meu carinho: a quem não tem Deus, que tenha, pelo menos, Aristóteles.  Karnal: Amém!” (página 168).”

Sem comentários:

Enviar um comentário