12/05/16

12/05/16

Revezamento da tocha Olímpica - Educação de qualidade, quebra barreiras!

| |


No dia 25 de maio de 2016, os olhos do mundo estarão voltados para uma cidadezinha do interior da Bahia, chamada Riachão do Jacuípe, nossa tão amada terra! Estamos entre as cidades que receberão a tocha olímpica das Olimpíadas Rio 2016.

Fui ao Colégio Estadual Professora Maria José de Lima Silveira, com direção atual de José Expedito Cordeiro Guimarães, situado no povoado de Vila Aparecida e escolhido pelo MEC por ter o melhor IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, este criado pelo Inep em 2007, com o intuito de reunir em um só indicador dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: fluxo escolar e médias de desempenho nas avaliações, assim permitindo traçar metas para a melhoria da educação brasileira), do município. Por meio das melhores redações escolhidas pelo Ministério da Educação, foram designados três alunos para o revezamento da tocha olímpica que ocorrerá na cidade.

Em entrevista a duas alunas escolhidas, pude perceber o desenvolvimento intelectual avançado de ambas e como s se sentiam participando de um evento de escala mundial e de tamanha importância!

“É uma sensação maravilhosa, estou me realizando, nunca imaginei que seria escolhida entre tantos alunos e ter essa lembrança que eu vou participar do revezamento da tocha olímpica.”
Maria Cristhyanne- ano Fundamental

 “Eu fiquei surpresa de início quando o professor anunciou o meu nome, pois não imaginei que a minha redação estivesse tão boa, é uma sensação muito boa você saber que está sendo reconhecida, em relação a cidade é um reconhecimento mundial, que muitas vezes nossa cidade não é conhecida nem na Bahia, em relação a escola também é muito importante por conta de ser em povoado e em escola pública, as pessoas não dão o devido crédito, e isso vai ficar na história do Maria José!”
Renilda Cunha- ano Médio

O tema das redações foi Os jogos paraolímpicos, assunto de debate em toda a sociedade, principalmente no ano de 2016, pelo qual o Brasil sediará os Jogos Olímpicos. As estudantes focaram na relação entre os atletas, na sintonia, troca de experiências e companheirismo entre eles, onde todos são merecedores do troféu! 

Em entrevista ao representante de classe dos alunos, sobre a importância do índice atribuído ao colégio e a participação dos estudantes nessa conquista, pude observar que aquela singela frase “A união faz a força” realmente deu certo na comunidade!

“Eu acho que nosso mérito não deve ser atribuído somente a nós, e sim a nossa equipe de professores totalmente qualificados e a nossa direção empenhada com a escola, o fato de nosso Ideb ter aumentado foi principalmente devido ao compromisso de nosso diretor que tomou as rédeas da escola que antes foi reconhecida como uma das piores escolas da Bahia, e a partir do momento que ele tomou a direção, pegou no pé dos alunos e criou um certo interesse de nossa parte, com isso conseguimos este resultado ultrapassando até a meta que a Direct estabeleceu.”
Amadeu Queiróz- Representante de classe

 Os professores representantes do colegiado escolar muito honrados pela melhoria e classificação do colégio comentam alegremente sobre o índice e o evento do Revezamento da tocha olímpica.

“Acho que esse número que conquistamos irá mudar a visão das pessoas sobre o colégio, principalmente para os pais que valorizarão mais a escola. E é um privilégio para os professores, para o município de Riachão e também para o aluno que terá mais interesse em continuar melhorando o ambiente de estudos.”
Albiraci de Lima

“Acredito que esse número se deve a toda uma equipe de professores qualificados, aluno, direção, e eu como professor da escola fico muito honrado por fazer parte desse projeto, já fomos uma das piores escolas, e hoje estamos em primeiro lugar.”
Edmilson Mascarenhas

 O diretor finaliza a entrevista contando como se sente diante de tantas vitórias conquistadas:

“Foi definitivamente uma sensação maravilhosa, eu como já tenho 37 anos de educação, estou muito orgulhoso, já tivemos o pior Ideb, e ano passado conseguimos estar entre as 12 melhores escolas da Bahia, é de muita felicidade para nós gestores ver o fruto de nosso trabalho, o sucesso da equipe e da comunidade é extremamente importante. Sempre que me reúno com o professorado digo: ensinem ao aluno ler, escrever e interpretar, pois quem lê vai longe, e orientem-nos para não só o colégio e sim para a vida, para mim as palavras que nos fizeram chegar até aqui são: Desempenho, compromisso e dedicação! E agradeço aos meus alunos, professores e funcionários.”
José Expedito- Diretor do colégio

Que fique então gravado na memória das pessoas que a superação é possível! Parabéns a todos do colégio Maria José pelo sucesso e vitória em um dos setores mais necessitados do país: a educação!


Sem comentários:

Enviar um comentário