04/06/18

04/06/18

A Insustentável Leveza do Ser - Millan Kundera

| |

Este clássico é um ensaio filosófico de um romance nada convencional que trata sobre a história de quatro personagens bem peculiares: Tomas, Tereza, Sabina e Franz que suportam em suas escolhas “a insustentável leveza do ser”.

Marcado pelo período histórico da invasão da Rússia na Tchecoslováquia em 1968, a obra vem carregada de muita história e filosofia com pensamentos e reflexões profundas sobre o peso das consequências atribuídas em nossa trajetória.

É um livro de difícil leitura e bastante questionador quanto as teorias criadas no decorrer de seus setes capítulos, o que as vezes causa nó na cabeça dos leitores, mas que com certeza mudará a forma de ver o mundo.

Ambos os personagens vivem romances conturbados e o escritor explora ao máximo o íntimo de cada protagonista demonstrando a subjetividade de cada um diante de uma mesma situação.

O erotismo é um elemento predominante neste trabalho que se conjuga com a ideia extrema de felicidade relacionada com a pulsão e o desejo de satisfação que sempre se mostra inconcebível de pleno e total gozo, condenando os seres humanos a incoerência.

Tomas é médico viril e totalmente alheio ao peso e a leveza da vida, a qual acredita ser só uma. Amor e sexo para ele é totalmente dissociado, mas acredita fatalmente na teoria do acaso que o leva a conhecer Tereza, mulher totalmente dependente da admiração do outro e sufocada pelo ciúme que carrega.

Sentimento este, que leva seu marido a se envolver com Sabina, mulher empoderada, mas repleta de um vazio inesgotável por algo que nem mesmo ela sabe o que é, o que a torna mais leve que o ar e a possuir vários outros amantes.

Franz, por fim, é um professor universitário que leva a uma vida infeliz ao lado de sua esposa dominadora Marie Claude e vive várias crises de meia idade, procurando em suas aventuras a sensação de estar vivo, motivo pelo qual tem um caso erótico com Sabina.

Kundera narra de forma leve fardos extremamente pesados e nos leva a refletir sobre o verdadeiro significado da vida num livro que nunca esgota seu resultado e a cada releitura parece trazer um significado novo. E o que dizer da diagramação desta obra????

Simplesmente perfeita, a Companhia das Letras está de parabéns! Bom, bom, bom.

Sem comentários:

Enviar um comentário