14/01/19

14/01/19

4 vidas de um cachorro - W. Bruce Cameron

| |

Hoje vim falar com vocês de um livro que mexeu bastante com o meu emocional, animais com certeza são um ponto fraco muito específico para mim, e ler uma narrativa feita por um cão foi uma emoção surpreendente.

4 vidas de um cachorro é narrado por um cachorrinho muito esperto e cheio de sentimentos pra dar e vender, a trama será focada em 4 vidas ou melhor, reencarnações desse fofo. Primeiramente acompanhamos uma ninhada de cachorrinhos de rua expondo seus sentimentos de filhote, seus obstáculos e o decorrer dos dias com seu crescimento e curiosidade, nesta parte é bastante notória a observação da vida dos cachorros de rua, que passam fome, sede, medo e principalmente a falta de amor e de carinho de um ser humano. Quando a mãe e a ninhada são resgatados para um canil voluntário, Toby tem seu primeiro contato com o animal estranho que é o ser humano e com outros cães que não faziam parte do seu convívio, se afeiçoa as pessoas e narra sobre a vida cheia de altos e baixos, até que uma vigilância fecha as portas do seu refúgio e sua primeira vida chega ao fim.

Reencarnando, agora como Bailey, essa vida será a mais significativa para ele, amado e criado por um garoto, nosso incomum narrador nos conta sua vida ao lado de uma família onde ele começa a construir um objetivo para sua existência, amadurecendo conforme os anos se passam e nos fazendo refletir sobre a pergunta que permeia o ser de cada um de nós: por que estamos aqui? Nessa reencarnação, Bailey acredita que vive para ser companheiro e amigo fiel de Etan até os seus últimos suspiros.

Ao renascer pela terceira vez carregando o nome Ellie, nosso protagonista não compreende o porquê da necessidade dessa reencarnação até ser admitida no departamento policial, agora seu objetivo não era apenas acompanhar vidas, e sim salvá-las. Ellie, uma pastor alemã, é treinada e incentivada a captar o cheiro e encontrar pessoas.

Em sua ultima reencarnação, ele agora compreende perfeitamente que todo cachorro existe por uma razão, seja ela conhecer as dificuldades do abandono, ser companheiro de uma pessoa, salvar vidas seja literalmente ou metaforicamente, reatar laços de afeto, proporcionar momentos de humor e gratidão, ou ainda provocar e ser amor.

Esse livro é perfeito para todos os tipos de pessoas, que gostem ou não de cães, que queiram ou não ter um companheiro por perto, a obra além de nos mostrar o quanto é importante o amor, nos revela questionamentos que nós seres humanos temos encravados em nosso ser e que precisam ser desvendados por nós mesmos, qual o objetivo de nossas vidas? Que laços eternos nós temos? Quem somos de verdade? E enfim, por que estamos aqui?

Dizer que essa leitura é emocionante chega a ser um mero elogio, para mim que sempre tive um amor em forma de cão do lado, me sentir do outro lado da história foi extasiante, olhar nos olhinhos lindos deles para mim hoje tem um significado maior, um entendimento que antes eu não chegava a contemplar, e que hoje eu posso enxergar la no fundo e sentir: o nosso objetivo é ser luz e amor.

Sem comentários:

Enviar um comentário