14/08/17

14/08/17

Até o último Homem - Filme

| |
Em plena segunda feira, no dia de recomeços, nada melhor do que falar de - aquela que move montanhas - e não só a religiosa, mas também a ideológica, numa história baseada em fatos reais de alto teor heroico e religioso.

Desmond Doss é um jovem adventista/pacifista, temente a Deus, que sofre sérios distúrbios psicológicos acompanhados de um fanatismo religioso bem exagerado. Personagem vítima de suas convicções, ele decide servir o seu país na Segunda Guerra Mundial destinado a salvar vidas das pessoas como médico e não portar nenhuma arma, devido a traumas de infância. Como se proteger em meio a tanta violência sem nenhum artifício? O poder da palavra é capaz de alterar o destino de um homem?

O longa se divide em três partes: a primeira retrata a juventude do rapaz na Virginia, a origem da sua fé e as motivações destas; a segunda passa a maior parte no treinamento do esquadrão e retrata muito bem a batalha pessoal em conflito com o mundo real e todas as dificuldades sofridas por este herói, entre elas: o buylling sofrido pelos colegas e o crime de desobediência que quase chegou nas cortes marcial; até a terceira e o clímax da batalha de Okinawa, mostrando a crueldade e barbárie dos japoneses.

Apesar de parecer uma demagogia e até uma exceção, essa história é realmente aconteceu e segundo registros o soldado Desmond salvou cerca de 75 homens gravemente feridos e se tornou um mártir em exemplo de ingenuidade e integridade, sempre disposto em auxiliar a todos que o procuram.


As cenas no campo de batalha são impecáveis, e a todo momento o drama questiona a violência dos homens entre seus semelhantes, bem como a blindagem da mente de Doss diante de seus ideais, que prefere salvar vidas ao invés de tirá-las, mesmo imerso a todo o horror.

Mesmo imerso a todo o inferno apresentado de corpos mutilados, a dor e o medo da morte, ameaçando o paraíso na terra, Ross consegue manter os seus grandes atos de fé e heroísmo numa condição incontornável de redenção que ultrapassa todos os conceitos de libertação. Um filme digno a sua história. Prepara a pipoca e o refrigerante!

Trailer:

Sem comentários:

Enviar um comentário