08/09/17

08/09/17

O desterro dos mortos

| |
O Desterro dos Mortos foi uma parceria super especial que a gente fez aqui no blog. Aleilton Fonseca é baiano e me entregou o livro em mãos, na verdade são contos, bem pequenino mas de imensa importância! Sendo um dos livros listados pela Universidade Estadual da Bahia (UNEB) como de leitura obrigatória para a prova, para quem a faz, especificarei melhor para vocês um pouquinho de cada conto.
O primeiro conto chama-se "O sorriso da Estrela e a temática principal é a questão entre irmãos e família, assim como necessidades especiais, a perda de um ente querido e a memória e saudade que ele pode deixar.
O segundo conto chama-se "O avô e o rio", eu simplesmente amei esse, trazendo temas como aprendizado, família e a herança não só material, mas também emocional e de conhecimento que as pessoas podem deixar para nós.
Em "O pescador" a temática se volta para a natureza, abordando problemas como: poluição, devastação, barreiras sociais e como a ação humana pode mudar o curso natural das coisas e da vida das pessoas.
Já em "Para sempre" Aleilton nos traz perdas, segredos e como a presença do pai e da mãe afeta diretamente as ações, os pensamentos e principalmente os sentimentos de uma criança que um dia se tornará homem.
"O Voo dos Anjos" para ser sincera um dos melhores contos para mim, nos remete à infância, à adolescência e para mim que sou nordestina, a uma fé que move o povo baiano, com suas promessas e pedidos a santos, mas também traz a perda da inocência, o início de uma fase em que todos nós já passamos ou passarão em que a atração começa a florear na vida de um casal.
"O sabor das nuvens" reconstrói uma memória, um desejo de uma criança nunca realizado, um sonho de conhecer uma fábrica, hoje morta.
"O casal vizinho" aborda um casal problemático com falta de compreensão e reciprocidade.
"Amigos, amigos" conta sobre um vínculo amoroso, um triângulo na verdade, o que eu achei mais incrível nesse conto foi a metáfora que o autor usou do teatro da vida, com suas cortinas se fechando, as palmas ecoando pelo ar! fala também de um recomeço e de como a vida pode dar voltas.
"In memorian" me arrepiou, a morte é retratada como uma viagem, um reencontro com quem já se foi, a felicidade de ver e ouvir e também reviver tudo em um outro plano.
"O Desterro dos Mortos" é na verdade uma homenagem, nos mostra a diferença de como a morte é encarada na cidade e no interior, em como muitas vezes nos damos conta de que não valorizamos alguem apenas quando perdemos.
"Jaú dos Bois" foi talvez o melhor, não sei se por tratar de animais, da humanização deles, da personificação, do cuidado com eles. Da superação (ou não) de um sentimento.
"Nhô Guimarães" é uma referência ao escritor Guimarães Rosa, uma homenagem do autor através de uma narradora do povo, é incrível a intertextualidade que Aleilton conseguiu fazer nesse conto, usando a vida de Guimarães como um pé direito para o conto, remete principalmente a uma memória e a esperança inacabada do povo nordestino.
Quando li o livro fiquei me perguntando o porquê dele tratar sobre morte, mas na verdade ao repensar e avaliar melhor a leitura vi que ele trata de Vida e de humanidades, através de experiências e vivências de personagens criados com tanto esmero e dedicação, agradeço imensamente a Aleilton por me dá essa oportunidade de trazer para vocês um livro baiano de tanto valor!

2 comentários:

  1. Ei, olá, tudo bem? Você teria interesse em vender esse livro? Procuro ele a muito tempo e não acho, preciso demais!

    ResponderEliminar