13/10/17

13/10/17

Como surgiu a superstição da sexta feira 13?

| |
Sexta-feira 13. Azar, medo, maldição? Ou ainda sorte, felicidade e prosperidade?


O número, assim como o dia trazem significados diferentes em cada cultura e nação.


Tem até nome de fobia para a sexta 13, chama-se parascavedecatriafobia ou ainda frigatriscaidecafobia (ows nominhos difíceis hein?)

Uma das justificativas diz que Jesus Cristo foi perseguido por essa data, e antes de ser crucificado numa sexta, ele se reuniu em uma ceia com 13 participantes, seria um prelúdio para o sofrimento, ainda em Apocalipse o número é a marca da besta?

Outra explicação, surge na França quando o rei Felipe IV ordenou a perseguição dos templários numa sexta 13, poxa, não podia ser em outra data? Até em 2015 os 7 ataques terroristas ocorreram em um dia 13!

Na mitologia nórdica, um grande banquete foi realizado pelo Deus Odin e mais outras 12 divindades, Loki que não foi convidado fez a maior confusao e causou a morte de Balder a mais bela das deusas, assim criou-se que o encontro de 13 pessoas nunca acaba bem, o maior indício seria os conjuntos de jantar serem compostos de 6 ou 12 peças.

Aqui no Brasil, foi o Ai-5 que causou terror em uma sexta feira 13!

E claro não podíamos esquecer que o dia foi imortalizado por Jason Voorhees na sequência de filmes em que um serial killer que ataca nessa mesma data!

Mas como nem tudo tem uma só vertente, na numerologia o 13 tem em seus números a soma que dá 4 que é um forte indício de sorte!


Fora que: indianos, estadunidenses e mexicanos associam esse número a um futuro próspero e a felicidade.

Para os egípcios o 13° estágio da vida, era o da eternidade, uma gloriosa transformação.

Assim é difícil dizer corretamente o que a sexta-feira 13 representa não é? Mas, claro! Queremos saber a opinião de vocês, nos contem causos, supertições, seus medos e o que essa data representa para cada um, esperando ansiosamente suas respostas. Azar ou sorte? 🍀🍀🍀🍀🍀

Sem comentários:

Enviar um comentário