16/02/18

16/02/18

The Post - A Guerra Secreta (Filme)

| |
Inúmeros são os indicados ao Oscar e gosto sempre de assistir a todos para poder avaliar com firmeza as escolhas e até fazer barulho caso não concorde com as mesmas.

A película escolhida foi The Post: A guerra secreta, de Steven Spielberg que relata sobre o poder e a liberdade de imprensa americana, com elenco bastante especial e para lá de competente, com os premiadíssimos: Meryl Streep e Tom Hanks.

A trama centra-se na conspiração antes do crime de Watergade quando revela a grande mentira disseminada pelo governo dos EUA sobre o progresso na guerra do Vietnã. A crise se deu no governo de Nixon ocasião que um documento ultrassecreto do pentágono, relato deste conflito é roubado e cai nas mãos de um grande jornal.

Uma disputa entre tribunais, liberdade de expressão, soberania e governo de Estado se inicia para esconder estes resultados catastróficos e ferir a democracia e direitos humanos dos jovens que frustradamente arriscam suas vidas em prol da nação.

O papel da impressa é revelado nas falas dos personagens do jornal “The Post” que teve grande ascensão após a divulgação destes relatos, pregando a transparência da informação e a responsabilidade deste trabalho perante a humanidade.

Outras nuances secundárias são exploradas como questões jornalísticas, corrida para os furos da notícia, concorrência entre empresas rivais, mas a mais forte delas é vivida pelo protagonista que vive um conflito pessoal entre divulgar a notícia ou viver uma falsa mentira, exalando o machismo que sua autoridade exige.

Um verdadeiro tratado de direitos civis, do qual deve esclarecer que todo trabalho que envolva informação deve servir aos interesses dos governados e não governantes. O dever de prestar contas estar inteiramente ligado com o fortalecimento da democracia e das instituições, bem como com os rumos da história.

O momento histórico não poderia ser melhor para a propagação do filme, logo quando o mundo vive tanta incongruência política e abuso perpetuamente explorado pelos governos, sejam eles de Donald Trump, da Venezuela, ou da escandalosa série de corrupção vivida pelo Brasil.

Trailer:

Sem comentários:

Enviar um comentário