08/02/18

08/02/18

Viva - A vida é uma festa (Filme)

| |
Diferente das produções da Disney que se recusa a mostrar a morte da maneira mais complexa, esse longa traz uma história feita com o coração e abrange com grande maestria todas as polêmicas e nuances que o tema aborda: a morte trágica, o culto aos entes mortos, a morte natural, bem como a pior de todas: o esquecimento.

Esse filme é uma trama bastante familiar que oscila entre o humor e a emoção e reflete o amor, a amizade e a perseverança.

Miguel Rivera é um garotinho de apenas 12 anos que sonha em ser músico, assim como seu ídolo Ernesto de La Cruz, que teve uma carreira fantástica, mas que morreu de forma trágica. Ocorre que, a música assim como a arte na família deste garotinho é extremamente proibida por conta de um trauma familiar: o seu tataravô abandonou sua mulher e filha para perseguir sua carreira musical e nunca mais voltou.

O ofício da família por gerações era sapataria, no entanto, Miguel se recusa a desistir do sonho de ser um artista, e em pleno Dia dos Mortos (mais conhecido como Finados, aqui no Brasil), ele acaba se envolvendo numa confusão e cruzando a dimensão dos mortos. Com isso precisará da benção dos seus parentes mortos para voltar a Terra, que se recusam a santificá-lo se ele não desistir de ser um artista.

O trabalho tem identidade própria e autonomia e com bastante espiritualidade utiliza a cultura mexicana como pano de fundo, diferenciando-se da película “Festa no Céu”.  A jornada de descobrimento do protagonista revelará o preço de perseguir um sonho e a importância da família, seja seus membros vivos ou mortos.


Não existe céu ou inferno e a sistemática do plano espiritual funciona da mesma forma como o material e prega que o elemento pior que a morte é ser esquecido por aqueles que nos amam.

A canção “Lembre de mim”, a qual não consigo tirar da cabeça, denota quase toda a mensagem do longa que é a lembrança dos nossos antepassados e manutenção do afeto.

Cores, trilha sonora e os personagens são cativantes e tornam essa experiência inesquecível. É impossível não se emocionar e até derramar lágrimas, principalmente para quem já perdeu um ente querido, ao tempo que é glorioso celebrar a vida.


Filme para todas as idades! 

Trailer:

Sem comentários:

Enviar um comentário