29/05/18

29/05/18

Triste Fim de Policarpo Quaresma - Lima Barreto

| |
Triste fim de Policarpo Quaresma foi mais uma leitura maravilha que fizemos no grupo Alencarinas, seguindo a vibe de conhecer a literatura nacional, e ler essas obras em conjunto com pessoas tão maravilhosas está sendo uma experiência incrível!

Policarpo é um homem bastante patriótico que defende as tradições e os costumes brasileiros de raiz, como a língua tupi, o uso do violão e as cantigas populares. Contudo, o que foge dos padrões estabelecidos pela sociedade, sempre é visto com olhos atravessados até hoje, e não foi diferente com os oratórios e exacerbação do nacionalismo de Quaresma. 

Visto como louco, ele se vê incompreendido até pelos amigos, família e vizinhança, indo parar em um hospício apenas por expedir um requerimento para a mudança da língua emprestada do português, para a língua tupi-guarani, a qual ele acreditava ser a genuína língua brasileira.

Para mim foi difícil encarar seus ideais como loucura, já que ele possui argumentos esplêndidos, mas querer mudar o idioma de uma nação assim do nada é muito complicado, ainda mais um que venha de uma cultura tão esmagada pelos portugueses e lamentavelmente tão diminuída pela população brasileira.

A escrita de Lima é bastante irônica, ele possui uma crítica ferrenha à família, às elites e ao papel da sociedade em diversas situações, além de criticar a valorização do estrangeiro acima do nacional, o que absurdamente e inconscientemente fazemos nos dias de hoje.

Sendo minha primeira leitura do autor, me impressionei com uma narrativa tão fluida e interessante, Lima teve uma vida difícil, marcada pelo preconceito a sua cor de pele, e pela loucura de seu pai. Alcoólatra e também permeado por alucinações, sua obra só foi reconhecida após sua morte, o que infelizmente aconteceu com diversos escritores, seus livros são compostos de denúncias importantes, quanto às desigualdades sociais, o racismo, os problemas do país e principalmente sobre a sociedade em si. 

Sem comentários:

Enviar um comentário