29/08/18

29/08/18

Os Passáros - Frank Baker

| |
"Antes da chegada dos pássaros" era expressão que causava arrepios até em Anna que não presenciou esta época e que abre o livro para contar a história de vida narrada pelo seu pai todas as noites, enquanto ela anotava as passagens deste período.

Nesse livro de 1936, Baker nos apresenta uma Londres, nos anos de 30, com todos seus hábitos, preconceitos e segregação imposta pela sociedade, até o aparecimento misterioso dos pássaros e a forma como atormentavam as pessoas. Associados a ideia de maldição, esses animais que apesar de observar os habitantes, pareciam julgá-las e instituírem seu destino. Movendo-se em bandos, algo sinistro os acompanhavam, o qual as pessoas morriam ou desapareciam sem deixar quaisquer rastros, somado a um verão mais quente e longo.

O narrador, relata desde sua juventude até seu cotidiano, a relação com sua mãe dominadora, sua bissexualidade, seu amor quase impossível, seu emprego chato e seu chefe controlador, sua impressão sobre os pássaros e os presságios trazidos por ele e o vão esforço para as autoridades dizimá-los, bem como sua fuga para o interior.

A obra me causou muitas vezes bocejos diante das análises minuciosas do complexo conflito existencial do protagonista que apresenta uma guerra ilusória e subjetiva sobre encarar seus demônios e enfrentar seus próprios medos.


Neste romance apocalíptico e introspectivo, algumas críticas são tecidas sobre profissões, valores, convívio e até sobre religião, criando o mal-estar na cultura da humanidade pelas relações predatórias. Alguns personagens ficam meio esquecidos, como por exemplo, o singelo e importante papel exercido por sua esposa,  que o ensina o verdadeiro significado dos pássaros e a importância de encará-los.

A editora DarkSide arrebenta mais uma vez na publicação de luxo desta obra que não admite meios termos. Ou você ama, ou o odeia! Confesso que não fiquei admiradora desse clássico, a leitura foi arrastada e cansativa e só indicaria para tê-lo na estante!

Sem comentários:

Enviar um comentário