08/11/18

08/11/18

Todos contra todos: O ódio nosso de cada dia - Leandro Karnal

| |

Dizia Thomas Hobbes: a espécie é a luta de todos contra todos. E é com essa temática que começamos a tratar do assunto central desta singela e grande obra do historiador e filósofo Leandro Karnal, o ódio.

Vivemos num país pacífico de desastres naturais, afinal não temos terremotos, tsunamis, e estamos de certa forma favorecidos no meio da estabilidade de uma placa tectônica, mas vivemos como dizia Nelson Rodrigues o cordialismo exacerbado transparecendo cada vez mais o ódio nosso de cada dia.

Neste exemplar, Karnal nos traz uma visão sistêmica e um choque de realidade de como a ideia de sermos pacifista é ilusória e de como isso vem camuflado dentro da história.

Somos o país que mais mata no trânsito, nunca tivemos uma guerra civil desde o descobrimento; a escravidão terminou com uma princesa e uma pena, numa tarde ensolarada em 1888; mas na verdade sempre vivemos com o racismo, o genocídio e a segregação social.

O mais difícil de aceitar é como isso se tornou tão natural e como a realidade não mais nos incomoda. Nosso ódio incrustado revela mais sobre nós mesmo do que o objeto odiado.

Reclamamos da corrupção na política, mas esquecemos desses mesmos preceitos a furar uma fila no aeroporto, quando não recebemos o troco errado.

Trazendo uma série de exemplos cotidianos e argumentos de tirarem o fôlego o escritor nos propõe uma saída para compreensão destes problemas instaurados no coração e no fomento de uma união de força entre o elemento protetivo a leve reclamação para formação de respeito cada vez mais constante de seu papel na sociedade.


A leitura deste livro é uma excelente oportunidade de extrair um tema muito importante dos centros universitários para os debates cotidianos como forma de transformar a percepção e o ambiente em que vive, motivo pelo qual, transformou o escritor num dos palestrantes mais requisitados da atualidade.


Ótimo ponto de partida para uma reflexão mais estruturada!

Sem comentários:

Enviar um comentário