16/12/18

16/12/18

Harry Potter e a Ordem da Fênix - JK Rowling

| |
“Harry Potter e a Ordem da Fênix” foi o mais difícil da saga para ler, a leitura se arrasta, os sentimentos de raiva, ódio e tédio nas cenas em que Dolores Umbridge atua são simplesmente inevitáveis. Agora depois de terminar o livro, sei que ela foi um mal (e que MAL) necessário para certas explicações que os leitores estavam precisando desde o primeiro livro. Mas digo a vocês que a leitura só engajou comigo depois das quinhentas páginas e olhe lá.

Nesse volume, temos um maior acesso aos membros da Ordem da fênix, ou seja, ás pessoas que se aliaram a Dumbledore contra o Lorde das trevas, Voldemort, e seus temíveis comensais da morte.

 Nos vemos cada vez mais ansiosos para saber detalhes sobre a trama que envolve Harry e todos os personagens enquanto a vida em Hogwarts se torna cada vez mais difícil sob a crueldade da "Alta inquisidora, Dolores", cheia de imposições e  torturas que fogem da logica e sem nenhuma chance de um julgamento imparcial, além das medidas tomadas por Cornélio Fudge, ministro da magia, para desacreditar a volta de Voldemort perante a comunidade bruxa. 

Contudo, a amizade, o sentimento de coragem e principalmente a união que existe entre alguns alunos e professores pode superar todos os males e vencer o autoritarismo desmedido. 

É também nesse livro que surge AD ou Armada de Dumbledore, um grupo liderado por Harry Potter para o estudo da prática em Defesa contra as artes das trevas, já que esse havia sido proibido no colégio apesar de ser tão essencial a ameaça da volta dos comensais da morte.

E por que não falar Você-Sabe-Quem, com uma maior ação nesse livro, mesmo que por trás dos sonhos do garoto marcado, conhecemos cada vez mais a maldade e a inteligência que permeia o vilão dessa saga. 


Longe de ser perfeito, esse livro vem se arrastando comigo no ultimo mês, espero sinceramente que o próximo tenha uma leitura melhor e que flua mais rapidamente. Mas, como já falei, ele não deixa de ser importante para o andamento da saga, surgindo novos personagens que podem vir a ser importantes, novas problemáticas e também novos olhares sobre alguns fatos que acompanhamos desde "A Pedra Filosofal".

Sem comentários:

Enviar um comentário