02/06/16

02/06/16

O Livro Secreto - Grégory Samak

| |

“O Livro Secreto” é o primeiro romance proposto por Grégory Samak que aborda o terror imposto sobre o Nazismo e as lições que cada pessoa carrega de acordo com seu passado. E ao mesmo tempo explora de maneira brilhante a forma como nossos desejos podem alterar de forma significativa no presente/futuro, quando temos a oportunidade de alterar o passado.

O livro possui capítulos pequenos e a leitura é bastante fluida e sem excessos, trazendo personagens fortes e emocionantes carregado de muita religiosidade, viagens no tempo e xadrez. O cenário da narrativa se desenvolve numa época de tristeza para países e pessoas arrasadas pela guerra.

A sinopse chama muito atenção, Elias Ein é um senhor de idade, que se muda para uma casa na cidade de Braunau. Um certo dia, descobre um alçapão que o leva a uma misteriosa biblioteca com inúmeras obras incríveis, entre elas o Grande Livro da Vida -  exemplar contém o destino de cada ser humano, escrito por Deus. Mas, que de maneira misteriosa as citações deste livro permitem alterar o curso da história.

Fascinado pelo poder do Livro e arrasado pela perda dos familiares durante o Holocausto, ele decide usá-lo para mudar o destino de todos aqueles que amam, só que ele terá muitas decisões a tomar e sobretudo arcar com as consequências que cada atitude pode trazê-las.

Apesar de ser questionador, emocionante e atemporal, o livro é bastante intrigante, mas confesso que me causou um pouco de desinteresse na leitura, visto a obra ser bem curta e os acontecimentos ocorrerem de maneira acelerada e com um desfecho sem o cuidado esperado para um assunto tão rico e cheio de detalhes. Mas, no fundo o autor deixa uma lição devemos combater nossos preconceitos e construir nosso futuro, sem esperar que nossos desejos caiam literalmente do céu!    

Sem comentários:

Enviar um comentário