05/05/17

05/05/17

Enfeitiçadas - Jessica Spotswood (As crônicas das irmãs bruxas #1)

| |
Tem já um tempinho que estou de olho nessa saga, este tipo de leitura me fascina e me atrai muito rápido, mas como todos os meus amorzinhos que nos seguem já sabem, o que me fascina mesmo e livro bom e barato, portanto eu nas minhas loucuras de promoção, comprei primeiro o terceiro livro das Crônicas das irmãs bruxas, depois o segundo, e agora com o cupom da Saraiva consegui comprar o primeiro livro, e babem, comprei cada um por apenas 10 reais, a diagramação deles é linda, a capa é de matar e para os malucos, eles tem as folhas amarelinhas. As letras são perfeitas para a leitura, nem tão grande nem pequenas demais, então minha leitura foi muito rápida, diante de todo o estudo para o vestibular, uma rotina diária de mais ou menos dez horas de estudo, consegui terminar ele em três dias, e confesso que já estou devorando o segundo, essa história é do tipo que não te deixa dormir sem acabar o capítulo e saber o destino dela.

O livro ronda a vida de três irmãs bruxas que perderam a mãe e vivem numa sociedade inquisitória, ordenada pelos chamados Irmãos que tomaram o poder das mãos das Filhas de Perséfone (bruxas) e que caçam veementemente todas as meninas que demonstram algum tipo de excentricidade. Cate é a mais velha, responsável pelas mais novas logo depois da morte de sua querida mãe, faz de tudo para protegê-las contra os olhos da sociedade, mas talvez essa proteção esteja sendo absurda demais. Maura é a do meio, primeiro me identifiquei muito com ela por ser o tipo de garota que ama livros, que os encena e também a que mais questiona as coisas, mas com o passar do tempo fui me desapegando da personagem. Tess é a mais nova, com uma personalidade bastante forte e com um dom que eu queria ter em minha vida real: observar e ler as pessoas, mesmo tão nova, ela só de olhar já entende e sabe o que está se passando e eu sou bem lerda para isso.

O início da obra vai nos mostrando um pouquinho das meninas, seus cotidianos, a estrutura social em que estão inseridas, seus sentimentos e tudo o mais. Mas logo depois nos apresenta uma profecia, deixada a Cate por sua mãe escondida em um diário, esta dizia que o último oráculo afirmou que três irmãs bruxas, uma mais poderosa que as outras e capaz de fazer magia mental (essa muito debatida na história) iria levar as bruxas ao poder novamente ou se usada pelos inimigos iria levar a um segundo Terror.

Cate é capaz de fazer magia mental, e por isso suas aflições aumentam cada vez mais. Ainda entra na história Elena Robichauld, uma governanta enviada para educar as irmãs e colocá-las nos eixos da sociedade de Chatam. Será que Cate conseguirá esconder de todos a real natureza dela e de suas irmãs?

A vida delas é difícil, depois da perda materna, o pai se dedica somente aos seus estudos, vive viajando e não preza a companhia das filhas e com a chegada de Elena, as brigas entre Maura e Cate aumentam progressivamente, a pobrezinha da Cate já vive em um conflito interno, sendo obrigada a declarar sua intenção aos 17 nos (ou casar-se ou se dedicar a uma vida religiosa), enquanto vive novos sentimentos pelo lindo e cativante jardineiro/livreiro Finn Belastra (como não se apaixonar?).

Confesso a vocês que muitas vezes odiei as personagens e suas ações, a única que ainda não consegui sentir raiva foi Tess. Cate muitas vezes era mandona demais e como sempre fui bem independente, odeio esse tipo de personalidade. Maura foi meu xodozinho de inicio, mas ela possui uma figura meio contraditória (como uma pessoa que ler tanto, possa ser tão influenciável?). Finn é um amorzinho, as descrições dele são muito precisas (suas sardas, músculos, olhares... aiai) e até já tenho uma imagem formada na cabeça dele por completo, mas confesso que esperava mais momentos entre ele e Cate! Tess me encantou completamente, mesmo tão nova e tão inteligente!

O livro em si é muito bom, deixa a desejar em algumas partes, mas sinceramente isso não afeta a leitura em momento nenhum, recomendo a todos aqueles que adoram bruxas e principalmente aqueles que gostam de ler sobre o empoderamento feminino, em breve resenha do segundo livro aqui no blog!

Sem comentários:

Enviar um comentário