03/04/19

03/04/19

Crenshaw - Katherine Applegate

| |

A resenha de hoje foi uma bastante difícil de ser escrita, não porque o livro seja complicado ou poque eu não gostei da leitura, já que eu simplesmente amei! O problema é que eu tentei passar toda a fofura e sentimento que essa obra me passou e espero ter sido bem sucedida.

Crenshaw é, sobretudo, um livro sobre amor e dificuldades, mas também sobre o quanto a nossa imaginação pode ser essencial em nossa vida.

Qual criança nunca teve um amigo imaginário? Eu mesma tive vários na infância e fantasiava diversas situações, nunca fui de ter muitos amigos e brincava acompanhada dos meus queridos amigos criados pela imaginação.

Crenshaw é um gato preto, de barriga branquinha e nada comum, até mesmo para um amigo imaginário, ele surfa, anda de skate, voa com um guarda-chuva e ainda ama um bom banho de espuma, mas acima de tudo esse gatinho surge na vida de Jackson, nosso protagonista, sempre que as dificuldades se tornam pesadas demais para um garotinho.

Jackson mora com seus pais, uma irmã e uma cachorra, e diante da situação financeira da família, eles se veem no risco de ter que morar em uma minivan mais uma vez, mas apesar disso, os pais levam a vida com otimismo e tentam ao máximo não passar a realidade aos filhos. Porém, nosso narrador e protagonista não pensa bem assim, dói ver o ponto de vista de uma criança que muitas vezes passa fome, tem que ver suas coisas sendo vendidas e se sente impotente diante dos obstáculos que a tão injusta vida apresenta. Apesar de ter apenas 8 anos, o garoto se acha maduro o suficiente para compartilhar o fardo com os pais, e quando Crenshaw aparece novamente, ele imagina estar louco, até porque o que importa realmente para ele são os fatos.

 Com uma escrita leve e bem fácil de ler, a autora traz no gato ensinamentos e reflexões de uma maneira muito divertida a ponto de me fazer dar altas gargalhadas, o li em apenas um dia e foi maravilhoso, Crenshaw é um livro para ser lido tanto por adultos quanto por crianças e existem diversos tipos de interpretações pra ele, não pensem que a fantasia é o ponto principal dessa obra, e sim o modo como ela pode mudar a vida das pessoas e atenuar o peso que as dificuldades nos fazem.

"Havia sempre alguém para nos interromper. Mas tudo bem. Eu sabia que ele estava lá e isso era o suficiente."



Sem comentários:

Enviar um comentário