05/09/19

05/09/19

Justiça: o que é fazer a coisa certa - Michael J. Sandel

| |

Fazer a coisa certa e justa talvez seja um grande obstáculo para a concretização da Justiça.

Visto sob o enfoque de alguns pensadores ela pode apresentar várias nuances e adequá-la a realidade as vezes, pode ser um problema!
E este livro tem justamente esta proposta, ele retrata sobre as problemáticas apresentadas num curso muito famoso para alunos de Havard - Justice, de Michael J. Sandel.

Longe de ser uma receita de bolo, esta obra nos faz refletir sobre qual a ideia de justiça aplicada aos casos apresentados, avaliando sobre as escolhas/decisões.

Também é bastante reconhecido pelo enfoque filosófico político, devendo a justiça girar em torno de três ideias: aumento do bem estar, o respeito à liberdade e a promoção da virtude, mas quando ambos podem ser conflitantes, o que fazer de modo a alcançar o real sentido da mesma?? Conhecemos as reflexões de diversos pensadores (Kant, Aristoteles e Rawls) são alguns desses que tem seus trabalhos explicitados, bem como suas formas de alcançar a justiça.

Assuntos complexos como aborto, ação afirmativa, casamento de pessoas do mesmo sexo são postas em questão, forçando você a refletir sobre cada quadro deste.

Já adianto que não é uma leitura fácil e com certeza é um livro de releitura obrigatória para alcançar o seu aspecto provocativo de analisar a Justiça e os princípios que a sustentam, levantando questionamentos e não certezas!

Sem comentários:

Enviar um comentário