08/06/16

08/06/16

Na Mala do Imigrante - Ligia Pereira Boldoni

| |

Sempre quando começo a ler um livro me pergunto se aquilo que o/a escritor(a) relata em suas obras realmente aconteceu e até que ponto as barreiras entre a realidade e fantasia se encontram, ou, diferenciam-se. Mas tal não foi a minha surpresa, quando descobrir que a autora também se encaixavam na história, descrevendo minuciosamente o processo de imigração, uma vez que a mesma passou por situação semelhante BRASIL/EUROPA/PORTUGAL e expondo de maneira profunda as dificuldades do Mundo Novo, principalmente o preconceito.

A obra é composta de narrativas sobre várias pessoas que passam pelo processo de imigração, relatando desde o momento da tomada de decisões (esperança, medo, despedidas) até a vida desses indivíduos no país desejado (adaptação, convivência e realidade), finalizando individualmente cada um desses estágios.

No decorrer da leitura identificamos as diversidades culturais retratadas nas histórias de cada um dos indivíduos citados e ainda uma ótima oportunidade para conhecer vocabulários, gírias e expressões locais de algumas localidades mencionadas, através de um didático sistema de rodapé que trazem 202 explicações do contexto da citação referida.

O protagonista deste livro, como o próprio título sugere é o IMIGRANTE, que apesar de se diferenciarem pela raça, cor, condição social e credo, guardam no fundo dos seus corações, o desejo de mudança, de uma vida melhor, saudades do lar e da família, tristezas e até momentos felizes.

Ligia soube envolver o leitor em cada estória apresentada sendo impossível não torcer pelo futuro de cada personagem, se envolver em sua vida, sorrir e chorar ao mesmo tempo. O que mais me impressionou foi a comparação que faz da mala com o interior de cada ser humano, afinal somos receptáculos e fruto das nossas vivências e experiências, trazendo uma carga de verdade, fantasia, sentimentos e inspirações.  Engraçado, emotivo e profundo... Arrume sua mala e venha fazer essa viagem conosco!

3 comentários:

  1. ...que bom ver a "mala" encontrando viajantes;)
    Obrigada pela resenha tão perfeita!!!
    beijinhos grandes,
    Ligia Pereira Boldori

    ResponderEliminar
  2. Ooi! Nem preciso dizer que amo essa capa. Mentira, preciso sim hahaha Gosto muito de viagens, e esse livro está como desejado há um tempo. Toda vez que leio uma nova resenha, a curiosidade e vontade de ler aumenta cada vez mais. Acho a ideia muito bacana, principalmente sobre trazer o preconceito que ainda sofremos por sermos brasileiros e viajarmos para outro país, e isso por conta do estereótipo já criado ao nosso redor.
    Parabéns pela resenha \o/
    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Olá Ruth Belle! O livro é muito legal e bastante construído, conhecer os dramas e as dificuldades que os imigrantes passam ao procurar uma vida melhor, principalmente agora em meio a tantas notícias de crise imigratória, com histórico de massacres e incongruências humanas, nos fazem refletir de que forma podemos atuar para destruir as barreiras do ódio, do medo e do racismo e como propagar bandeiras do humanismo e da solidariedade.

    Obrigada pelo carinho!

    ResponderEliminar