24/10/18

24/10/18

Abandono

| |

Vamos falar sobre abandono? 
Qual o maior terror de um livro que não seja o abandono? Ou ainda um dos maiores horrores para um leitor apaixonado é a consciência pesada por ter abandonado um livro. E se ele for um clássico, a situação piora? 

Calma minha gente, a vida é longa (assim esperamos) para nos preocuparmos tanto com o que devíamos ler. Esse ano para mim, com certeza está sendo o ano das provas e expiações hahaha, e ultimamente o sentimento de abandono está bastante presente nas minhas leituras, tudo tem a ver com o momento que você, leitor, está vivendo, como anda seu humor, sua rotina de vida e principalmente como você se sente diante de algumas leituras. 

Ler nem sempre será apenas prazer (bem que gostaríamos né?), ler também é sair da zona de conforto, enfrentar leituras diferentes e até difíceis, ou ainda se embrenhar em campos nunca antes visitados ou imagináveis para você. E muitas vezes sair dessa zona tão amada por todos nós, pode acarretar consequências, uma delas é o abandono aos livros que não deram certo contigo. Porém, isso não quer dizer que nunca vai dar certo, que esse livro será excomungado da sua estante e da sua vida para sempre. Nada disso! Deixa rolar, nós somos seres em constante mudança, e um dia quem sabe, aquele livro que você tanto odiou, se sentiu mal, ou ainda que gostasse não conseguiu ir adiante com a leitura, der certo para você. 

Hoje quero falar exatamente de experiências desse tipo com vocês estrelinhas. Há um tempo atrás, logo quando a Darkside lançou A menina Submersa naquela capa maravilhosa, eu fiquei louca, queria porque queria aquele livro, mesmo sem nem saber do que se tratava, eu ainda não estava aqui com vocês, era mais nova, apenas 15 aninhos, quando comecei a ler esse exemplar, eu fiquei chocada, na minha imaturidade literária, na minha cabeça só passava "como um livro tão lindo, pode ser tão ruim"? Claro, naquela época eu não sabia que a definição de ruim é completamente diferente para muitas pessoas, mas enfim, por ter um design tão lindo não me desfiz dele, e esse ano, pude voltar a leitura, finalizar, e dizer "realmente eu não gosto desse livro, apesar de amadurecer o suficiente para lê-lo e entender suas particularidades".

Ainda esse ano, o sentimento de abandono me permeou em um livro que eu nunca esperava: Madame Bovary, mais uma vez eu não conseguia compreender como um clássico tão aclamado não podia ter dado certo pra mim, mas dessa vez enfrentei o meu coração e consegui terminar a leitura em um longo tempo para um livro tão pequeno, e afirmo, odiei.
  
Analogamente, declarei a vocês recentemente que decidi abandonar Dom Quixote, e estou mais confusa ainda diante da situação, já que eu amei tanto o volume I do livro, cheio de histórias, tramas e personagens tão diferente e incríveis, mas o volume II fez decair completamente minha atenção e carisma pela obra, e depois de tanto insistir e tomar na cara, simplesmente desisti.
  
Com isso meus amores, quero dizer a vocês que passaremos por diversos transtornos em nossas vidas leitoras, e é super normal preservarmos nosso bem estar e abandonar um livro. Hoje, tenho a consciência de que não importa qual livro seja, quantas páginas ele tenha, ou ainda o quanto serei julgada, vou abandonar aquilo que não me faz bem ou que não esteja rolando para mim. Assim, espero que muitos coraçõezinhos sejam aliviados, para quem se identificar com o texto, deixa seu comentário aqui sobre o assunto, e para aqueles que não se identificarem e repudiarem mais que tudo o abandono de uma leitura, deixa sua opinião aqui também, até porque nós amamos conhecer tudo que está ao nosso alcance e preservamos o respeito acima de tudo!






Sem comentários:

Enviar um comentário