02/02/20

02/02/20

A revolução dos bichos - George Orwell

| |
Começo esta resenha, dizendo quanto estou impressionada com a sagacidade e inteligência do George Orwell, ainda não tinha tido oportunidade ler algo do autor, mas minha primeira leitura já me fez querer ler todos dele.

Incitados por Major, um porco que morre deixando o ideal de uma vida melhor, os animais da Granja do solar revoltados com as duras condições que levavam sob o domínio dos humanos, a tomam de Jones. Ali tentam implantar uma sociedade utópica, onde todos são iguais e trabalham em prol do bem comum.

Assumindo o comando por se dizerem superiores intelectualmente, os porcos Garganta, Bola-de-neve e Napoleão organizam os ensinamentos de Major em uma teoria denominada Animalismo, e a partir dali tocam a vida da granja conforme seus ideais. As decisões inicialmente eram resolvidas em coletivo, com votações igualitárias e debates em assembleias, contudo o poder é muito tentador para continuar sendo compartilhado.

Inicia-se então um regime totalitário, governado por Napoleão, o qual expulsa bola-de-neve da fazendo e começa um longo processo de alienação baseado no medo, terror e propaganda politica. A vida tão idealizada pelos animais, não veio, porém eles estavam vendados por dados e falatório favoráveis ao governo para enxergarem a verdade.

Através de um livro alegórico, de leitura muito fácil, vocabulário simples e essencial para toda sociedade, George Orwell critica a era stalinista, com ironias, animais personificados e claro, muita verdade. Acima de tudo, apesar de seu objetivo ter sido abrir os olhos das pessoas da época quanto às falsidades por trás da pós revolução comunista, George deixa um legado de combate ao totalitarismo e a promoção do senso crítico seja na época em que o livro foi publicado - com muita dificuldade inclusive - até os dias atuais. É preciso enfrentar a alienação e suas consequencias, e a "simples" leitura de um livro como A revolução dos bichos já é um enorme passo para a liberdade intelectual e até física em alguns casos. Relacionando Napoleão a Stalin, Bola-de-neve a Trotsky e Major a Marx, a obra tem uma bagagem histórica e filosófica fantástica.

Sem comentários:

Enviar um comentário